quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

NATAL DE QUEM?...




Mulheres atarefadas Tratam do bacalhau,Do peru, das rabanadas.-- Não esqueças o colorau, O azeite e o bolo-rei!- Está bem, eu sei!- E as garrafas de vinho?- Já vão a caminho!- Oh mãe, estou pr'a ver Que prendas vou ter. Que prendas terei?- Não sei, não sei...
Num qualquer lado,Esquecido, abandonado, O Deus-Menino Murmura baixinho:- Então e Eu,Toda a gente Me esqueceu? Senta-se a família À volta da mesa. Não há sinal da cruz, Nem oração ou reza.Tilintam copos e talheres. Crianças, homens e mulheres Em eufórico ambiente.Lá fora tão frio,Cá dentro tão quente! Algures esquecido,Ouve-se Jesus dorido:- Então e Eu,Toda a gente Me esqueceu? Rasgam-se embrulhos, Admiram-se as prendas, Aumentam os barulhos Com mais oferendas . Amontoam-se sacos e papeis Sem regras nem leis. E Cristo Menino A fazer beicinho:- Então e Eu,Toda a gente Me esqueceu? O sono está a chegar.Tantos restos por mesa e chão! Cada um vai transportar Bem-estar no coração. A noite vai terminar E o Menino, quase a chorar:- Então e Eu,Toda a gente Me esqueceu? Foi a festa do Meu Natal E, do princípio ao fim,Quem se lembrou de mim? não tive tecto nem afecto!.Em tudo, eu medito e pergunto no fechar da luz: Foi este o NATAL DE JESUS?!!!
João Coelho dos Santosin Lágrima do Mar - 1996)

Nenhum comentário:

Postar um comentário